Topo
Notícias

Polícia faz operações contra ONG do opositor russo Navalny

15/10/2019 06h10

Moscou, 15 Out 2019 (AFP) - A polícia russa realizou nesta terça-feira uma série de operações em 15 cidades contra a ONG de combate à corrupção liderada pelo opositor Alexei Navalny, uma semana depois da organização ter sido classificada pelo governo como "agente estrangeiro".

Navalny escreveu no Twitter que a "terceira onda" de operações em poucas semanas começou às seis da manhã em "30 endereços no mínimo". O diretor da ONG Fundo de Luta contra a Corrupção (FBK), Ivan Jdanov, afirmou que as ações estavam em curso em 15 cidades.

Jdanov também usou o Twitter para denunciar que agentes "quebraram a porta" da sede da ONG. Ele indicou que foram organizadas operações em todo o país, da Rússia europeia até o Extremo Oriente, passando pela Sibéria.

Entre as cidades afetadas estão Moscou, Vladivostok, Ekaterimburgo, Samara, Cheliabinsk e Yaroslavl.

No mês passado foram executadas mais de 200 operações em pelo menos 41 cidades contra o FBK, seus funcionários e voluntários.

"Não vão nos assustar", afirmou Liubov Sobol, figura de destaque do movimento de Navalny em Moscou e que protagonizou os protestos na capital russa nos últimos meses.

Alexei Navalny, ignorado pelos meios de comunicação públicos e cujo nome nunca é pronunciado pelo presidente russo Vladimir Putin, é um advogado de 43 anos que se tornou popular nas redes sociais, onde suas publicações anticorrupção são muito compartilhadas.

O vídeo no qual acusa o primeiro-ministro Dmitri Medvedev de comandar um império imobiliário tem 32 milhões de visualizações no YouTube.

O Fundo de Luta contra a Corrupção, que iniciou várias investigações para denunciar os abusos e o estilo de vida das elites russas, é objeto de uma investigação por "lavagem de dinheiro".

Integrantes da oposição atribuíram as operações a uma represália contra o grande movimento de protesto em Moscou durante o verão (hemisfério norte), o mais importante desde 2012.

Desde meados de julho foram organizadas manifestações a cada fim de semana na capital russa para protestar contra a exclusão dos candidatos da oposição nas eleições ao Parlamento de Moscou. Todos os candidatos da equipe de Navalny foram vetados.

alf/tbm/mis/erl/fp

Notícias