Topo
Notícias

Exército da Nigéria confirma morte de 42 jihadistas perto do Lago Chade

23/06/2019 12h13

Abuja, 23 jun (EFE).- Soldados da Nigéria e do Chade, integrantes de uma força conjunta multinacional que combate a ameaça jihadista nos arredores do Lago Chade, mataram 42 membros de Boko Haram, segundo um comunicado militar divulgado neste domingo.

A ofensiva, por terra e ar, aconteceu em 21 de junho em Doron Naira, uma ilha no Lago Chade, e nas áreas fronteiriças da Nigéria, entre elas Cross Kauwa e Baga, no estado de Borno, principal enclave deste grupo terrorista.

No lado militar, um soldado chadiano perdeu a vida e outros 12 ficaram feridos, segundo o texto, em uma operação que perseguia "interromper as provisões e a linha de comunicações dos terroristas do Boko Haram".

Por sua vez, o Estado Islâmico, em outro comunicado emitido através de sua agência de notícias "Amaq" e no qual parece se referir a estes mesmos fatos, afirmou que "15 soldados da coalizão africana morreram e outros ficaram feridos", sem fazer nenhuma referência a vítimas mortais próprias.

O grupo Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP), muito ativo nesta região, se formou em 2016 quando uma facção do grupo islamita nigeriano Boko Haram prometeu lealdade ao Estado Islâmico.

Os constantes ataques de ambas as facções - contra soldados militares e população civil - afetam tanto as ilhas do Lago Chade como a todos os países que o bordeiam: Nigéria, Níger, Chade e Camarões, que lutam em conjunto contra elas. EFE

Notícias