Topo
Notícias

Chuvas no RS: Prefeitura de São Paulo manda botes e guardas civis

Agentes da GCM de São Paulo foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar na tragédia  - Reprodução/Instagram/@prefeitoricardonunes
Agentes da GCM de São Paulo foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar na tragédia Imagem: Reprodução/Instagram/@prefeitoricardonunes
do UOL

Do UOL, em São Paulo

05/05/2024 11h48Atualizada em 05/05/2024 12h17

A Prefeitura de São Paulo enviou ao Rio Grande do Sul equipamentos e guardas civis metropolitanos para ajudar no resgate de pessoas ilhadas por causa das fortes chuvas que atingiram o estado.

O que aconteceu

São três viaturas da guarda civil metropolitana, 12 agentes e três botes. As informações foram divulgadas pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas redes sociais. Eles saíram da base náutica na represa do Guarapiranga, na zona sul, na manhã deste domingo (5), acompanhados da Força Nacional.

Mais de 200 militares de outros nove estados atuam no Rio Grande do Sul no momento. Juntas, as unidades da federação encaminharam mais de 40 viaturas e cerca de 30 embarcações, de acordo o governo gaúcho.

Estado tem 75 mortes confirmadas em decorrência das chuvas. São 103 desaparecidos e 155 feridos até a manhã deste domingo (5).

Defesa Civil emitiu um alerta de inundação para a região metropolitana de Porto Alegre por causa da elevação do Guaíba. Ele vale para ao menos 16 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Além da capital gaúcha estão na lista: Barra do Ribeiro, Canoas, Cachoeirinha, Charqueadas, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Taquara, Triunfo.

O órgão também alerta para chuvas e ventos fortes na região metropolitana e no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Há risco de queda de granizo, alagamentos e descargas elétricas. O alerta vale até as 14h de hoje.

Notícias