PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Primeiro 'veículo robô' de combate a incêndios é testado nos EUA

O veículo robótico de combate a incêndios Thermite RS3 - Reprodução/LAFD/Youtube
O veículo robótico de combate a incêndios Thermite RS3 Imagem: Reprodução/LAFD/Youtube
do UOL

Colaboração para UOL, em São Paulo

14/10/2020 13h10

Nos Estados Unidos, o primeiro veículo robótico desenvolvido para combater incêndios foi lançado ontem durante uma situação de emergência em Los Angeles. O automóvel, batizado de Thermite RS3, removeu detritos, e ajudou os bombeiros a combaterem as chamas que invadiram uma empresa têxtil e um prédio adjacente.

Ao todo, a operação ocupou 130 profissionais da brigada contra incêndios. O veículo facilitou "um ataque mais eficaz ao fogo, evitando a necessidade de colocar quaisquer bombeiros em risco", relatou em comunicado a oficial Margaret Stewart, do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.

O automóvel, que é pilotado via controle remoto, possui motor sonoro de cinco cilindros e tração nas quatro rodas. A aparência da máquina lembra a de um tanque em miniatura, já que ela anda sob esteiras de borracha de nível industrial.

Projetado pela companhia americana Howe and Howe Technologies, o Thermite RS3 possui um guincho de mais de 3 toneladas, capaz até mesmo de afastar do caminho um Chevrolet Suburban totalmente carregado.

O motor industrial a diesel, criado pela fabricante japonesa Yanmar, tem capacidade de 1,6 litros e três cilindros de água. Carrega ainda 36,8 cavalos de potência, permite 20 horas de autonomia e alcança uma velocidade máxima de cerca de 13 quilômetros por hora.

Tudo isso, porém, custa caro: veículos robóticos, de modo geral, costumam ter preços mais elevados. O Thermite RS3, não por acaso, sai por um investimento de 278 mil dólares (mais de R$ 1,5 milhões de reais).

O estado de Los Angeles, todavia, não bancou os custos, pois ganhou o robô como doação da Los Angeles Fire Department Foundation, que financia e fornece tecnologia ao corpo de bombeiros da região.

A previsão é que o Thermite RS3 percorra áreas incendiadas, mas também ajude a resgatar animais de grande porte em situações de risco ao redor do estado. A primeira missão já foi um sucesso, uma vez que o fogo na fábrica foi extinto em cerca de três horas e meia.

Notícias