Topo

Franquia da Omo para passar roupa para fora custa R$ 10,8 mil

Omo Passa Fácil é 100% digital e realizado via aplicativo Omo Lavanderia - Divulgação
Omo Passa Fácil é 100% digital e realizado via aplicativo Omo Lavanderia Imagem: Divulgação
do UOL

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/10/2019 04h00Atualizada em 14/10/2019 13h13

Resumo da notícia

  • O investimento inicial é de R$ 10,8 mil e inclui taxa de franquia, treinamento, interface do aplicativo e um kit de mesa e ferro de passar
  • O faturamento pode chegar a R$ 3.500 por mês, diz a empresa
  • Em franquias baratas, há risco de o franqueado se tornar, na prática, um vendedor de serviços e ainda pagar para isso

A Unilever lançou o serviço Omo Passa Fácil, uma microfranquia com investimento inicial de R$ 10,8 mil (inclusos taxa de franquia, treinamento, interface do aplicativo e um kit de mesa e ferro da Philips). A transação com a Mania de Passar ocorreu no final do ano passado, e o valor de compra não foi informado.

O franqueado paga 20% de royalties por mês sobre o faturamento, que pode chegar a R$ 3.500 por mês, diz a empresa.

Tome cuidado com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos ou serviços da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Antes de comprar franquia, veja também algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Precisa ver se vale a pena para quem já faz

Para o consultor Marcus Rizzo, especialista em franquias, não é possível avaliar se a taxa de franquia de R$ 10,8 mil é baixa ou alta sem antes analisar tudo que os serviços de apoio e suporte antes da inauguração do negócio englobam, como treinamento, busca do ponto e instalações, entre outros.

"A senhora que já passa roupa para fora vai querer comprar a franquia para fazer o que ela já faz? Qual o treinamento que a empresa dá para capacitá-la? Há padrão operacional a ser seguido para passar, dobrar e entregar as roupas? As embalagens são padronizadas? O franqueado precisa ter carro para fazer essa entrega? São análises que devem ser feitas antes de avaliar o valor da franquia", afirmou Rizzo.

Ele disse que o interessado na franquia deve conhecer bem a COF, antes de pagar valor e taxa ou assinar qualquer documento.

Retirada e entrega são por conta do franqueado

Para operar a franquia, é preciso ter um espaço e uma pessoa para passar as roupas. As franqueadas Omo Passa Fácil já contam com um sistema de logística disponibilizado pela franqueadora para retirada e entrega das roupas.

O serviço Omo Passa Fácil tem hoje 47 franquias funcionando totalmente no modelo. De acordo com a Unilever, todos os franqueados que começaram com Mania de Passar serão migrados para o novo modelo nos próximos meses. A Unilever não revela o número de franqueados que serão migrados.

"As vantagens para o franqueado vão desde treinamento especializado e entrega das melhores ferramentas de trabalho até acesso a linhas de crédito com o Santander, nosso parceiro. Além disso, a transferência de confiança da marca para os franqueados ajuda a expandir sua base de clientes", afirmou Eduardo Campanella, vice-presidente de Cuidados com a Casa, da Unilever Brasil.

São 5 planos de assinatura

Há cinco opções de planos de assinatura, que custam entre R$ 180 e R$ 456 por mês —os valores variam de acordo com o número de peças contratadas. Há também a opção avulsa. Custa a partir de R$ 2,80 (peça simples) e R$ 6,40 (peças especiais).

Franqueado precisa se diferenciar do mercado

Marcio Bertolini, consultor de negócios do Sebrae-SP, afirmou que a nova franquia mostra que a Unilever "está em consonância com o mercado", ao apostar em facilitar a prestação do serviço em sua plataforma. "Por falta de tempo e até de espaço, a tendência dos consumidores é usar cada vez mais serviços terceirizados ou compartilhados, sendo que esses números devem aumentar a cada ano".

Para ele, além de saber passar bem a roupa, o franqueado precisa ter outros diferenciais, como atendimento de qualidade e personalizado, disponibilidade e pontualidade na entrega, para se diferenciar da concorrência.

Onde encontrar:

Omo Passa Fácil - www.omopassafacil.com.br

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Sonho de consumo: testamos o ferro que não queima a roupa

UOL Notícias

Notícias