Topo
Notícias

Trump reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela

23/01/2019 16h46

Washington, 23 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que reconhece Juan Guaidó - que comanda a Assembleia Nacional (AN), parlamento da Venezuela formado basicamente por opositores do atual governo - como presidente interino do país sul-americano, em vez do recém-reeleito Nicolás Maduro.

A decisão foi divulgada em comunicado pela Casa Branca poucos minutos depois de o próprio Guaidó anunciar que assumiu a presidência para lutar contra o que chamou de "usurpação" do cargo por parte de Maduro.

"Hoje, reconheço oficialmente o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como o presidente interino da Venezuela", afirmou Trump.

"No seu papel como o único ramo legítimo de governo devidamente escolhido pelo povo venezuelano, a Assembleia Nacional invocou a Constituição do país para declarar ilegítimo Nicolás Maduro e, portanto, o escritório do presidente vacante", acrescentou.

Trump alertou que continuará usando "o peso completo do poder econômico e diplomático dos Estados Unidos para pressionar em favor da restauração da democracia venezuelana".

"Encorajamos outros governos das Américas a reconhecer o presidente da Assembleia Nacional, Guaidó, como o presidente interino da Venezuela, e trabalharemos construtivamente com eles para apoiar seus esforços para restaurar a legitimidade constitucional", ressaltou.

"Continuamos considerando que o regime ilegítimo de Maduro é diretamente responsável de qualquer ameaça que (eles) possam apresentar para a segurança do povo venezuelano", advertiu.

Trump opinou que o povo da Venezuela "se pronunciou valentemente contra Maduro e seu regime, e pediu liberdade e um Estado de direito". EFE

Notícias