Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

México vacinará todos os professores entre 20 de abril e 28 de maio

16/04/2021 15h54

Cidade do México, 16 abr (EFE).- O governo do México anunciou nesta sexta-feira seu plano de vacinação para 3,03 milhões de professores, que começará na próxima terça e terminará no dia 28 de maio, com o objetivo de facilitar o retorno das aulas presenciais."Para os profissionais da educação optamos pela vacina da CanSino, que oferece várias vantagens", anunciou o subsecretário da Saúde, Hugo López-Gatell, destacando o medicamento fabricado pela farmacêutica chinesa, que precisa apenas de uma dose, tem "uma eficácia muito elevada" e "tem não precisa de ultracongelamento".

Durante a entrevista coletiva diária do presidente Andrés Manuel López Obrador, López-Gatell detalhou o calendário de vacinação dos professores, que será distribuído em blocos de acordo com o nível de risco de cada estado.

Entre os dias 20 e 27 deste mês serão vacinados os professores de Chiapas, Coahuila, Nayarit, Veracruz e Tamaulipas, que estão no estágio da luz verde, ou seja, com baixo risco de infecções.

De 28 a 4 de maio, serão vacinados os de Baja California, Oaxaca, Nuevo León, Jalisco e Aguascalientes, enquanto de 5 a 11 de maio, os de Guanajuato, Morelos, Michoacan, San Luis Potosí, Durango, Sonora e Guerrero.

De 12 a 17 de maio, os de Sinaloa, Zacatecas, Estado do México, Hidalgo, Tabasco e Tlaxcala, e de 19 a 28 de maio, o plano termina com a vacinação dos professores de Quintana Roo, Puebla, Yucatán, Cidade do México, Baja California Sur e Chihuahua.

Os 23 mil professores do estado de Campeche, região com o menor índice de infecções, já foram vacinados nas últimas semanas como parte de um plano piloto.

López-Gatell explicou que as escolas, que estão fechadas no México há mais de um ano devido à pandemia, poderão reabrir duas semanas após a vacinação em cada estado.

"O primeiro bloco, mais ou menos no dia 15 de maio, as escolas dos primeiros estados poderão abrir. E as últimas, pouco antes de 15 de junho, também poderão reabrir as escolas. Isso permitirá a volta ao ano letivo atual e a sua conclusão", detalhou López-Gatell.

O país, que tem 30 milhões de estudantes, fechou as escolas no dia 20 de março de 2020 e, desde então, o ano letivo tem sido oferecido através da televisão e internet.

Com 2,3 milhões de casos e 211.213 mortes, o México é o terceiro país do mundo com mais vítimas da pandemia, depois dos Estados Unidos e Brasil.

Notícias