Topo
Notícias

Civis elegem representantes para o Conselho Soberano que presidirá o Sudão

18/08/2019 12h14

Cartum, 18 ago (EFE).- A principal plataforma de partidos e grupos civis do Sudão elegeu os cinco nomes que os representarão no Conselho Soberano, o principal órgão do governo do período de transição, que deve ser formado neste domingo e também contará com cinco militares.

Um integrante das Forças da Liberdade e da Mudança, Jaafar Hassan, disse à Agência Efe que os cinco candidatos foram escolhidos nesta manhã e líderes da plataforma opositora foram ao palácio presidencial em Cartum para entregar a lista com os nomes à junta militar que ainda controla o poder.

O Conselho Soberano será formado com base em um acordo entre militares e civis para governar o Sudão depois da queda do presidente Omar al Bashir, que após 30 anos no poder foi removido por um golpe militar no dia 11 de abril.

Hassan detalhou que os candidatos ao órgão são Sediq Tawer, Hasan Sheij Idris, Mohamed al Feki Suleiman, Aisha Musa e Taha Ozman. Além deles, foram apresentados os nomes de três candidatos cristãos, dos quais um será eleito para representar esta minoria religiosa ocupando a 11ª vaga do Conselho Soberano.

A junta militar apresentou no sábado quatro dos seus candidatos: o vice-presidente do Conselho Militar Transitório, o general Mohammed Hamdan Dagalo, conhecido como "Hemedti"; o porta-voz Shamsaldin Kabashi e o tenente-general Yasser al-Ata, além do atual chefe da junta, Abdel Fattah al Burhan, que presidirá o Conselho Soberano nos 21 primeiros meses.

Nos 18 meses seguintes, um civil estará à frente do órgão que representará a presidência do país, que também contará com um Conselho de Ministros e um Conselho Legislativo transitório até a realização de eleições democráticas, segundo o roteiro estipulado pelos militares e a oposição. EFE

Notícias