Topo
Notícias

Cidade polonesa chora morte de prefeito assassinado a facadas

19/01/2019 11h55

VARSÓVIA, 19 JAN (ANSA) - Milhares de poloneses se reúnem neste sábado (19) na cidade de Gdansk, na Polônia, para assistirem ao funeral do ex-prefeito Pawel Adamowicz, assassinado a facadas no último domingo(13) durante um evento de caridade.   

Diversos telões foram instalados em torno da basílica de Santa Maria de Gdansk e em outras cidades do país para transmitir o serviço fúnebre, em uma jornada de luto nacional. Autoridades do governo polonês e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estão presentes na cerimônia na igreja.   

Cerca de 25 mil pessoas, de acordo com a polícia local, também passaram pelo velório. Adamowicz, de 53 anos de idade, foi atacado com uma facada no coração por volta das 20h (horário local) de domingo(13). O agressor invadiu o palco onde ele estava e após atingi-lo exibiu a faca ao público.   

De acordo com a imprensa local, o homem pegou o microfone e disse que tomou a atitude porque foi preso injustamente pelo governo anterior, inclusive foi torturado. O polonês era prefeito desde 1998 e participava de uma campanha de arrecadação de verba para a compra de novos equipamentos para hospitais da cidade. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias