Topo
Notícias

Argentina realiza exercícios navais com frota dos EUA conforme laços se estreitam com Milei

31/05/2024 09h02

Por Miguel Lo Bianco

USS WASHINGTON (Reuters) - Forças navais da Argentina e uma frota dos Estados Unidos, incluindo o porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington, realizaram exercícios navais na quinta-feira nas águas do país sul-americano, uma demonstração de laços mais estreitos sob o comando do novo presidente Javier Milei.

O exercício conjunto, chamado de "Gringo-Gaucho" em uma referência irônica às gírias para americanos e argentinos, é a primeira operação desse tipo desde 2010 e ocorre menos de seis meses após o início do governo do libertário Milei.

"Isso é para mostrar nossa amizade, nossa aliança e nossa parceria", disse Alexis Walker, comandante dos EUA, durante o exercício, que ocorreu a cerca de 300 quilômetros da costa da popular cidade turística de Mar del Plata.

O ministro da Defesa argentino, Luis Petri, descreveu a oportunidade de treinar ao lado das forças dos EUA como "transcendental" e elogiou as Forças Armadas dos EUA como as mais formidáveis do mundo.

"As relações estão muito, muito boas no momento, e estou muito feliz com o relacionamento", disse o embaixador dos EUA na Argentina, Marc Stanley, observando que o governo de Milei comprou recentemente jatos de combate F-16 fabricados nos EUA, enquanto estuda a compra de outras aeronaves militares.

Milei, um economista de direita, visitou os Estados Unidos várias vezes desde que assumiu o cargo em dezembro passado. Ele tem recebido um fluxo constante de autoridades norte-americanas graduadas na Argentina, prometendo laços mais estreitos e, ao mesmo tempo, criticando mais a China e a Rússia.

Notícias