Topo
Notícias

O que é glotoplastia, cirurgia de transição vocal feita por Maya Massafera

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

De VivaBem, em São Paulo

30/05/2024 12h29

Mesmo após dois meses de uma cirurgia de transição vocal, Maya Mazzafera, 43, não tem postado conteúdos falados em seu Instagram.

Nesta semana, ela explicou aos seus seguidores que tem poupado a voz, que está fraca e rouca após o procedimento de glotoplastia. "É normal para quem fez a cirurgia da voz que fiz. Calma que logo, logo vou estar falando normal. Meu novo normal, né?", disse nas redes.

Maya fez quase dois meses atrás. "O primeiro mês fiquei sem falar nada, agora já posso falar, porém sai rouca e fraca. Talvez eu tenha que refazer a voz daqui um mês, vamos ver."

Maya Massafera fala sobre voz - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maya Massafera fala sobre voz
Imagem: Reprodução/Instagram

O que é glotoplastia

Terapia hormonais não têm muito impacto nas vozes das mulheres trans, já que anti-andrógenos e estrógenos não têm efeito na voz.

Para tornar a voz mais aguda, existem dois principais tipos de cirurgia de transição vocal: tiroplastia tipo 4 e a glotoplastia, como a de Maya.

A glotoplastia encurta as cordas vocais, dimuíndo a área de vibração, o que torna a voz mais fina. É considerada uma das técnicas cirúrgicas mais modernas e eficazes para agudizar a voz.

Diferentemente da tireoplastia de tipo 4, que é realizada na cartilagem da tireoide com uma incisão no pescoço, a glotoplastia atua diretamente nas cordas vocais, sem a necessidade de incisão.

O procedimento é feita pela boca, com anestesia geral ou local. A cirurgia não deixa cicatrizes e a cirurgia costuma ser curta, entre uma hora e 90 minutos.

São dados em média de 3 a 4 pontos e, no mesmo dia, a paciente já tem alta.

Como é a recuperação

São necessários 15 dias de silêncio absoluto. Após a cirurgia, também não é aconselhado chorar, tossir, e nem mesmo mexer os lábios.

Após o período, a paciente já pode falar, mas ainda há um processo de adaptação. Como a cirurgia modifica o tom da voz, é preciso fazer acompanhamento com um fonoaudiólogo. São indicadas quatro sessões no mínimo.

Notícias