Rússia tem até 25.000 soldados tentando invadir a área de Chasiv Yar, diz Ucrânia
Kiev (Reuters) - A Rússia tem uma força de 20.000 a 25.000 soldados tentando invadir a cidade de Chasiv Yar, no leste da Ucrânia, e as aldeias vizinhas, disseram militares ucranianos nesta segunda-feira, descrevendo a situação na área como difícil.
A Ucrânia tem controle total de Chasiv Yar, que fica em um terreno estratégico elevado na região parcialmente ocupada de Donetsk, mas o principal comandante ucraniano disse que a Rússia quer capturar a cidade até 9 de maio, quando se comemora o Dia da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial.
"A situação ao redor da cidade é difícil, mas é possível controlá-la... Nossos defensores estão recebendo reforços e estabilizando a linha", disse Nazar Voloshyn, porta-voz do comando militar do leste.
"Há algo em torno de 20.000 a 25.000 militares russos tentando invadir Chasiv Yar e os arredores dos assentamentos próximos a ela", disse ele em comentários televisionados na emissora pública Suspilne.
A captura de Chasiv Yar aproximaria a Rússia de duas cidades estrategicamente importantes sob controle ucraniano, Kramatorsk e Sloviansk.
A Rússia já está avançando, mas espera-se que a assistência militar dos EUA, há muito adiada, chegue à Ucrânia para aliviar a escassez crítica de munição em questão de dias, após a aprovação final prevista para esta semana.
"É difícil para nossos soldados, mas receber a assistência necessária equilibrará a situação", disse o presidente Volodymyr Zelenskiy no Telegram.
(Reportagem de Yuliia Dysa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.