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Muro, farol e engorda de praias: o plano de mudança de Caraguatatuba

"Muros" entre rio e mar são pensados para reduzir o impacto do vento e da maré, que leva areia ao leito  - Reprodução/Prefeitura de Caraguatatuba
"Muros" entre rio e mar são pensados para reduzir o impacto do vento e da maré, que leva areia ao leito Imagem: Reprodução/Prefeitura de Caraguatatuba
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/04/2024 04h00

Caraguatatuba está passando por mudanças, que devem alterar o perfil desta parte do litoral norte de São Paulo. As obras incluem a construção de uma espécie de muro na praia e a retirada de sedimentos do rio Juqueriquerê para conter as enchentes frequentes —uma das consequências é o alargamento das faixas de areia nas praias ao seu redor.

O que aconteceu

A obra, iniciada em abril de 2022, fez a dragagem do rio, processo que consiste em remover sedimentos e resíduos decantados no fundo, que reduzem sua profundidade e prejudicam a navegabilidade.

A estimativa é que 30 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados do leito com uma escavadeira — o que equivale a 1.700 caminhões basculantes, detalhou um comunicado emitido pela prefeitura da cidade no final do ano passado.

Mas essa areia retirada do canal não está sendo descartada e sim usada para "engordar" as praias ao redor do rio, atingidas pela erosão, de acordo com o Estadão. O projeto também inclui a construção de um farol para orientar os navegantes.

Construção de muros entre praias e rio

Para evitar que o rio volte a acumular areia, a prefeitura está construindo molhes — uma estrutura semelhante a um muro, feita por blocos de rochas compactadas, com a intenção de impedir a erosão das margens do rio e dissipar a força das ondas. Eles farão a ligação do Rio Juqueriquerê com o mar na praia das Flexeiras.

A ideia é que as estruturas reduzam o impacto do vento e da maré, que provocam mais assoreamento do Juqueriquerê, ou seja, evitar que os resíduos voltem a elevar o nível do leito do rio.

A construção dos molhes Norte e Sul já está na reta final. O molhe Norte terá 1,2 km de comprimento, enquanto o molhe Sul terá 1,35 km. O orçamento da obra é de R$ 42,5 milhões.

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