Josias: PSDB já morreu; Datena chega para segurar a alça do caixão
A filiação do apresentador José Luiz Datena ao PSDB potencializa a percepção de que o partido morreu, disse o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta quinta-feira (4).
Na chegada à 11ª legenda, Datena não deixou claro se será vice na chapa de Tabata Amaral (PSB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo ou se vai se lançar candidato pelo partido tucano.
A outra [simbologia da filiação do Datena ao PSDB] é a potencialização da percepção de que o PSDB morreu. O Datena chega para ajudar a segurar a alça do caixão. O partido que, na eleição passada, ganhou a prefeitura de São Paulo e reelegeu Bruno Covas, depois morreu.
Agora, a bancada do PSDB derreteu. Havia uma bancada de oito vereadores e todos eles deixaram o PSDB. O PSDB ficou sem vereadores na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Um pedaço dessa bancada, inclusive, migrou para o MDB, do prefeito [Ricardo Nunes].
O PSDB, já frequentando a cena política como um zumbi, se esforça para ter alguma relevância nesse processo eleitoral. A Tabata Amaral, ainda dando crédito ao aceno que foi feito a ela pelo Datena de que toparia virar vice na chapa dela, a ela convém que esse vice venha de um partido diferente, porque agregaria algum tempo a sua propaganda eleitoral.
De tudo isso, o que é mais interessante é essa morte de um partido político como o PSDB. A morte começa 20 anos antes da legenda fechar as portas, que é o que aconteceu com o PSDB: foi definhando e morreu. Agora, está aí, em franco processo de decomposição.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: