Israelenses renovam mandatos de prefeitos em Tel Aviv e Jerusalém
Os prefeitos de Tel Aviv e de Jerusalém renovarão os seus mandatos de acordo com os resultados preliminares das eleições municipais israelenses de terça-feira (27), que começaram a ser divulgados nesta quarta (28).
Os primeiros resultados também mostraram que os partidos ultraortodoxos obtiveram quase metade dos votos na Prefeitura de Jerusalém, principalmente devido à baixa participação entre outros blocos.
Em Tel Aviv, a ex-ministra da Economia, Orna Barbivai, reconheceu a vitória de Ron Huldai, que é presidente da Câmara há 25 anos.
O prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, de um partido local chamado "Nossa Jerusalém", também parece ter obtido uma vitória esmagadora na reeleição, de acordo com resultados preliminares divulgados pelo Ministério do Interior.
Os israelenses realizaram eleições municipais na terça-feira. Estavam inicialmente agendadas para o final de outubro do ano passado, mas foram adiadas duas vezes devido à guerra contra o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.
A participação na terça-feira foi inferior à das últimas eleições municipais de 2018, com apenas 49% de eleitores.
Os residentes palestinos, que têm direito de voto nas eleições municipais, mas não no Parlamento de Israel, representam cerca de 40% da população de Jerusalém.
No entanto, a maioria boicotou as eleições municipais desde que Israel capturou Jerusalém Oriental em 1967 e mais tarde a anexou, uma medida nunca reconhecida pela comunidade internacional.
ibz/jd/rcb/kir/mab/mb/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.