Testamos: como é dirigir o Meteor, maior e mais potente VW do mundo
Resumo da notícia
- Caminhão Meteor é maior e mais potente Volkswagen do mundo
- Motor de 13 litros entrega até 520 cv na versão 29.520
- Pesado de R$ 590 mil tem ar digital, central multimídia e cama atrás dos bancos
Nos últimos 12 anos, tive a oportunidade de dirigir todos os modelos fabricados pela Volkswagen no Brasil desde 2008. Foram hatches, peruas, picapes e sedãs de todos os tipos e tamanhos. Até a Kombi Last Edition entrou na lista.
É por isso que não podia perder a chance de botar minhas mãos no Meteor. O maior Volkswagen do mundo é fabricado no Brasil, mais precisamente em Resende (RJ), de onde também saem os caminhões da MAN.
Da marca alemã também vem o possante motor D26 turbodiesel de seis cilindros em linha.
Ele equipa as duas versões do caminhão: a 28.460 (que custa R$ 560 mil) tem 460 cv e 234,5 kgfm de torque máximo, enquanto a 29.520 (R$ 590 mil) entrega 520 cv e 255 kgfm. O câmbio é um ZF-Traxon de 12 marchas, mas pode ser substituído por uma caixa de 16 velocidades.
Melhor que quarto de hotel
Foi na versão mais potente que UOL Carros andou no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus.
É curioso ver o imponente caminhão lado a lado com o pequenino Up - o menor VW fabricado no Brasil e que parece ainda menor perto do bruto. Só a cabine do Meteor tem 2,5 metros de largura, enquanto o Up tem 3,68 metros de comprimento.
E já que falamos na cabine, o interior do caminhão traz vários itens pensados no conforto do caminhoneiro. Existe uma geladeira retrátil entre os bancos, sistema de climatizador (que pode ser ativado quando o caminhão está desligado e possui um alerta de bateria com baixo nível de carga) e cortinas para dar mais privacidade durante o sono.
A cama atrás dos bancos traz um colchão bem confortável e espaço de sobra para uma pessoa, além de uma pequena luminária para leitura, entrada USB, rádio-relógio digital com despertador e controle remoto do climatizador.
O banco do motorista possui ajuste pneumático de altura e permite que o caminhoneiro encontre a posição mais confortável para encarar longas horas de estrada. O revestimento dos bancos, aliás, é feito de um tipo de couro sintético vegano que foi desenvolvido em conjunto com a equipe da Volkswagen e será aplicado no Meteor antes dos automóveis de passeio da marca.
Há itens como ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, controle de tração, distribuição de frenagem e suspensão pneumática com leitura da distribuição de peso por eixo.
Assim como um carro, o volante multifuncional possui diversos comandos, pelos quais é possível comandar a central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Vida fácil
O Meteor 28.460 opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, enquanto o 29.520 6×4 leva combinações de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.
A unidade avaliada por UOL Carros estava equipada com um bitrem, o que tornava as manobras ainda mais desafiadoras. Porém, dirigi-lo é mais fácil do que parece.
A direção extremamente leve ajuda nas curvas, algo muito bem-vindo quando é preciso acostumar a fazer as curvas de uma maneira diferente de um automóvel ou de uma picape. Sorte minha que o sistema de quinta roda no bitrem reduz significativamente o esforço do caminhoneiro.
Os enormes retrovisores ajudam a não fazer nenhuma barbeiragem. Já o câmbio automatizado de 12 marchas prioriza o torque. Notam-se alguns pequenos trancos nas trocas de marcha, mas não dá para esperar a mesma suavidade de um automóvel em um veículo feito para carregar até 74 toneladas.
A alavanca tradicional de câmbio foi substituída por um botão giratório no painel, muito parecido com o seletor das posições do farol dos modelos da Volkswagen. O painel traz espaço para até 50 botões, permitindo que as empresas que adquirem o Meteor personalizem seu uso de acordo com suas necessidades.
As duas versões do pesado podem receber o sistema de gerenciamento de frota Rio, permitindo realizar a leitura dos dados de até 30 itens relacionados à condução e uso do caminhão. O gestor possui também acesso à plataformas digitais onde pode agendar revisões, comprar peças de reposição e até tirar dúvidas sobre o Meteor.
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