Topo
Notícias

Reflorestamento de 300 mil árvores salva ilha africana de colapso

Reflorestamento é importante para pequenas ilhas e comunidades - Lilo Clareto
Reflorestamento é importante para pequenas ilhas e comunidades Imagem: Lilo Clareto

Do BOL, em São Paulo

17/01/2019 18h32

O plantio de 300 mil árvores mudou a vida e a rotina dos 500 moradores da Ilha de Kokota, na Tanzânia. As informações são da revista National Geographic.

Viagens de 15 horas para buscar água potável e falta de mão de obra para caçar e providenciar alimentação para a comunidade eram situações comuns para os 500 moradores da Ilha de Kokota.

O problema da falta de recursos essenciais para a sobrevivência foi causado, entre outros fatores, pelo desmatamento da vegetação da ilha e pelas mudanças climáticas ao longo dos anos. Sem a sombra das árvores para atenuar o calor, o solo se tornou infértil e os rios de água corrente secaram.

Assim, a comunidade da Ilha de Kokota parecia prestes a colapsar, mas uma ajuda providencial veio da ilha de Pemba, ao leste. Em 2008, em visita a parentes em Kokota, um habitante de Pemba identificou o problema e, com a ajuda de uma ONG conservacionista, liderou a plantio de mais de 300 mil árvores em Kokota.

Dez anos depois do início do plano de reflorestamento, os impactos já são sentidos no dia a dia da comunidade: novos rios surgiram na ilha, o solo voltou a render colheitas abundantes e até mesmo a economia do arquipélago passou a render maiores ganhos à comunidade.

Com informações da revista National Geographic

Notícias