Topo
Esporte

Novo uniforme dos EUA para Olimpíadas causa polêmica: 'Falta de respeito'

Novo uniforme da Nike feito para seleção dos EUA não agradou atletas - Reprodução/Instagram
Novo uniforme da Nike feito para seleção dos EUA não agradou atletas Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/04/2024 14h40

A Nike apresentou uma das variações dos uniformes da seleção de atletismo dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos Paris 2024, mas virou alvo de críticas, principalmente pelo modelo escolhido para as atletas.

O que aconteceu

O uniforme feminino foi descrito como semelhante a um maiô. Ele não tem mangas e com corte alto na virilha, gerando desconforto entre as atletas.

A variação masculina segue o padrão adotado nas últimas edições das olimpíadas pela empresa, sendo uma camiseta regata e um calção.

"É desrespeitoso ", descreveu Lauren Fleshman, ex-campeã dos 5.000 metros dos Estados Unidos, em uma publicação no Twitter. Como esta, muitas mais críticas surgiram assim que os modelos escolhidos foram publicados.

No Instagram, Colleen Quigley, competidora nos Jogos do Rio 2016, enfatizou a importância de os atletas se sentirem confortáveis e não constrangidos durante as competições.

Todos que competem pela equipe dos Estados Unidos merecem um uniforme com o qual se sintam confortáveis, no qual não precisem se preocupar em se sentirem constrangidos - Colleen Quigley

Apoio e crítica interna

Porém, também houve atletas a favor, como a campeã olímpica de salto com vara em Tóquio, Katie Moon. A atleta compartilhou uma postagem também por meio do Instagram em que criticava os comentários: "Temos pelo menos 20 combinações diferentes".

John Hoke, diretor de inovação da Nike, confirmou em nota encaminhada ao The New York Times que os uniformes apresentados eram apenas algumas das opções disponíveis para os atletas, respondendo às críticas.

Esporte