Fortaleza derrota o Goiás e confirma vaga na Sul-Americana de 2024
Neste domingo, o Fortaleza recebeu o Goiás no Castelão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Guilherme, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Leão do Pici chegou aos 51 pontos e subiu para a 10ª posição, ultrapassando o São Paulo, e garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2024.
O Esmeraldino, por sua vez, continuou na 18ª colocação e já está rebaixado desde o último compromisso na competição.
Na próxima rodada, última da temporada, o Fortaleza visita o Santos, no dia 6 de dezembro (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília). Já o Goiás recebe o América-MG, no mesmo dia, às 19 horas.
O jogo
O primeiro tempo começou com as equipes se estudando, mas com o Fortaleza mantendo a maior posse de bola. Com isso, o Leão do Pici conseguiu abrir o placar logo aos seis minutos de jogo: Thiago Galhardo lançou Calebe, que cruzou rasteiro para Guilherme, livre, completar para o fundo da rede. Mesmo com a vantagem, os donos da casa seguiram pressionando e mandando na partida.
Apesar da maior posse de bola, o Fortaleza não conseguiu provocar maiores ameaças ao gol do Goiás. A maior oportunidade foi num erro de passe do zagueiro Lucas Halter, que ia devolver para o goleiro, mas acabou jogando no pé de Calebe. O atleta tricolor, no entanto, não aproveitou a oportunidade.
No segundo tempo, o Goiás se postou de uma forma mais ofensiva e conseguiu sua primeira finalização aos sete minutos com Pedrinho, que não conseguiu colocar força na ação e praticamente recuou a bola. Em seguida, o Fortaleza respondeu com Yago Pikachu: o atleta recebeu cruzamento na medida de Guilherme e mandou para fora com o gol vazio, perdendo uma chance claríssima.
Aos 17, Lucero, que entrou já na etapa complementar, cabeceou após levantamento na área num escanteio e levou muito perigo. Sem maior inspiração, o Leão do Pici apenas administrou o resultado, que matematicamente o garantiu na próxima edição da Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 GOIÁS
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 03 de dezembro de 2023 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa / RS)
Assistentes: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa / RS)
GOL: Guilherme (aos seis minutos do 1ºT) para o Fortaleza.
CARTÃO AMARELO: Titi e Thiago Galhardo (Fortaleza); Guilherme Marques e Diego (Goiás)
CARTÃO VERMELHO: -
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Escobar; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Zé Welison), Calebe (Pochettino) e Yago Pikachu (Lucas Crispim); Guilherme (Marinho) e Thiago Galhardo (Lucero).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
GOIÁS: Tadeu; Maguinho (Alesson), Lucas Halter, Edu e Dieguinho; Willian Oliveira (Raphael Guzzo), Luis Oyama e Morelli (Dodô); Guilherme Marques (Breno), Anderson e Pedrinho (Matheus Babi).
Técnico: Mário Henrique
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.