Mancha Verde e Unidos de Vila Maria são rebaixadas ao Grupo de Acesso no Carnaval de SP

Do UOL, em São Paulo

As escolas de samba Mancha Verde e Unidos de Vila Maria são as agremiações rebaixadas ao Grupo de Acesso no Carnaval 2013 em São Paulo. As escolas ficaram, respectivamente, em 13º e 14º lugar na apuração das notas dos desfiles, que ocorreu nesta terça (12) no Sambódromo do Anhembi.

A agremiação ligada à torcida do Palmeiras ficou com 267,6 pontos no total. Já a Vila Maria levou 267,5 pontos.

VEJA A APURAÇÃO COMPLETA

Terceira escola a sair na avenida do Anhembi, em São Paulo, a Mancha Verde enfatizou o lado boêmio do poeta e prolífico compositor Mario Lago, que morreu em 2002, aos 90 anos. Vencedora do programa "A Fazenda 5", Viviane Araújo foi a rainha de bateria e Juju Salimeni, a musa. Assim como a escola de samba ligada à sua torcida, o Palmeiras também foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

Já a Unidos de Vila Maria foi a quinta escola a passar pelo Anhembi com o enredo "Made in Korea", em homenagem aos 50 anos da imigração coreana no Brasil. Cris Cuozzo foi a rainha de bateria e Elen Pinheiro, a madrinha.

A Mocidade Alegre levou o bicampeonato. Em segundo lugar, ficou a Rosas de Ouro.

No ano passado, a Mancha Verde desfilou o samba-enredo "Pelas Mãos Do Mensageiro do Axé, a Lição de Odú Obará: A Humildade", e alcançou a 4ª posição. Já a Unidos falou da criação do mundo, da história do homem e do Carnaval com o enredo "A Força Infinita da Criação. Vila Maria Feita à Mão", e alcançou o 5º lugar.

Apuração

As notas chegaram às 11h30 no Sambódromo do Anhembi, escoltadas pela Polícia Militar. Por conta da confusão no ano passado, a leitura das notas foi realizada pela Prefeitura de São Paulo, que tirou das mãos da Liga das Escolas de Samba de São Paulo a organização da apuração.

O Anhembi também não recebeu torcidas das escolas nas arquibancadas. Apenas dez integrantes por escola foram autorizados no local da apuração. As agremiações priorizaram por levar presidentes, diretores, mestres de bateria e casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Os quesitos foram anunciados na seguinte ordem: comissão de frente, evolução, fantasia, bateria, alegoria, harmonia, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira e enredo. Cada quesito contou com cinco jurados, com a maior e menor notas sendo descartadas.

A escola Águia de Ouro perdeu um ponto por ter estourado o tempo-limite de 65 minutos. Além desta punição, a agremiação também perdeu um ponto pelo minuto excedido na passarela. A punição acabou fazendo com que a escola perdesse a chance de se sagrar campeã do Carnaval 2013 em São Paulo.

Comente no Facebook