Topo
Notícias

Zelenskiy: ausência de Biden em negociações sobre Ucrânia seria "aplaudida" por Putin

28/05/2024 08h46

BRUXELAS (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta terça-feira que se o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não comparecer a uma cúpula de paz organizada por Kiev na Suíça no próximo mês, o presidente russo, Vladimir Putin, aplaudiria a ausência.

A Ucrânia espera receber o maior número possível de países em uma tentativa de unir opiniões sobre como interromper a guerra e pressionar a Rússia, que se apoderou de quase um quinto do território ucraniano. Washington sinalizou apoio, mas não disse se Biden comparecerá.

"Sei que os EUA apoiam a cúpula, mas não sabemos em que nível", afirmou o presidente ucraniano em Bruxelas nesta terça-feira, em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.

"A cúpula de paz precisa do presidente Biden, assim como os outros líderes que observam a reação dos Estados Unidos. Putin só vai aplaudir sua ausência, aplaudir pessoalmente - e de pé, aliás."

Zelenskiy pediu no domingo que Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, aliado próximo de Putin e um dos principais beneficiários de seu rompimento com o Ocidente, participem da cúpula.

A Rússia, que lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, disse que não vê sentido na conferência.

(Reportagem de Phil Blenkinsop, em Bruxelas, e Anastasiia Malenko e Dan Peleschuk, em Kiev)

Notícias