Operação contra desvio de resíduos urbanos prende 27 na Itália
ROMA, 28 MAI (ANSA) - Os carabineiros de Palermo, na Itália, prenderam 27 pessoas nesta terça-feira (27) em uma operação mirando um esquema de gestão ilegal de resíduos urbanos.
Os alvos da ação também são investigados por outros crimes, incluindo posse e porte ilegal de armas de fogo, receptação, associação para o tráfico de drogas, furto e extorsão.
O juízo determinou que 10 deles fossem colocados em prisão domiciliar, e os demais em prisões comuns.
Um local onde os resíduos eram armazenados foi interditado, assim como uma residência e um caminhão de propriedade da empresa encarregada do transporte do material processado.
Os investigados, segundo a acusação, tinham acesso a armas clandestinas e, além de gerenciar o tráfico de drogas, também se envolviam no tráfico de resíduos sem autorização e roubavam dezenas de carros e vans, tentando extorquir os proprietários. O grupo exigia mil euros para devolver cada veículo.
Ainda segundo as apurações, resíduos como objetos de ferro eram processados e vendidos para empresas de construção, siderurgia e tratamento de material metálico, com lucros estimados que poderiam chegar a 50 mil euros por mês.
Três menores também foram envolvidos nas investigações, também investigados pelos crimes análogos a posse ilegal de armas de fogo, receptação e tráfico e posse ilícita de substâncias entorpecentes. (ANSA).