Topo
Notícias

Ucrânia acusa Rússia de prisões e execuções de civis na região de Kharkiv

16/05/2024 06h52

O ministro ucraniano do Interior acusou o Exército russo de prisões arbitrárias e execuções de civis na cidade de Vovchansk na região de Kharkiv (nordeste), alvo de um ataque russo há uma semana.

"Os militares russos, que tentam estabelecer presença na cidade, não permitem a saída dos habitantes e começaram a sequestrar pessoas para levá-las a porões", disse o ministro, Igor Klimenko, no Telegram, referindo-se a "informações operacionais" nesse sentido. 

"Um morador de Vovchansk tentou fugir a pé, recusando-se a seguir as ordens dos invasores, e os russos o mataram", disse ele, acrescentando que a polícia havia aberto uma investigação de "crimes de guerra". 

A AFP não conseguiu confirmar essas alegações com fontes independentes. A Rússia não fez comentários.

Os soldados russos foram acusados de inúmeros abusos documentados na Ucrânia, incluindo o assassinato de civis em Bucha, um subúrbio de Kiev ocupado pelos russos no início de sua invasão. 

Moscou nega os crimes, alegando que foram encenados, apesar dos inúmeros testemunhos, indícios e provas que implicam os militares russos. 

A Rússia também é acusada de ter deportado crianças ucranianas para seu território, motivo pelo qual Vladimir Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI).

ant-alf/mab/pc/dd/fp

© Agence France-Presse

Notícias