Topo
Notícias

Blinken diz que EUA darão à Ucrânia US$ 2 bi em financiamento militar

Secretário Antony Blinken -  REUTERS/19.abr.2024-Remo Casilli
Secretário Antony Blinken Imagem: REUTERS/19.abr.2024-Remo Casilli

Simon Lewis;Dan Peleschuk;Anastasiia Malenko;

15/05/2024 10h30Atualizada em 15/05/2024 11h21

Os Estados Unidos fornecerão à Ucrânia 2 bilhões de dólares em financiamento militar estrangeiro, disse o secretário de Estado Antony Blinken nesta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa conjunta em Kiev, ao lado do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

"Forneceremos mais 2 bilhões de dólares em financiamento militar para a Ucrânia", afirmou Blinken. "Reunimos tudo isso em um fundo empresarial de defesa inédito."

O fundo fornecerá armas para a Ucrânia hoje, investirá em sua base industrial de defesa e financiará a compra de equipamentos militares de outros países, segundo ele.

Uma autoridade dos EUA disse que 1,6 bilhão dos 2 bilhões de dólares foi reservado na lei de financiamento suplementar assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, no mês passado, e os 400 milhões de dólares restantes são de fundos de financiamento militar estrangeiro existentes que ainda não foram alocados.

Blinken afirmou que o apoio à Ucrânia chega em um "momento crítico", pois o país enfrenta uma nova onda de ataque russo.

Notícias