França autoriza publicidade de livros na televisão e gera polêmica
O governo francês autorizou a publicidade de livros em todas as emissoras de televisão, uma medida inesperada que tem causado polêmica no setor.
A publicidade de livros já era autorizada desde o início dos anos 2000 nas emissoras a cabo, mas a nova medida que retira a proibição dos grandes canais nacionais, públicos e privados, veio na forma de um decreto do primeiro-ministro, em 5 de abril.
A experiência nos canais fechados mostra que a publicidade de livros tem sido acessível apenas às grandes editoras, que optam por esse meio para promover os seus autores mais bem-sucedidos.
"Os livreiros não acreditam neste efeito publicitário", disse à AFP o delegado geral do Sindicato dos Livrarias francesas, Guillaume Husson.
"Se um leitor descobre um best-seller graças a uma publicidade na TV, só comprará ele. E continuará sendo um leitor ocasional".
"Estamos muito surpresos que isso tenha acontecido de forma repentina e brutal", declarou Antoine Gallimard, chefe da prestigiada editora de mesmo nome, em entrevista a uma rádio.
Este editor lembrou que o consenso na França, país que defende rigorosamente o preço único para os livros, era para não permitir a publicidade de livros na televisão "em nome da diversidade".
A França impôs recentemente uma taxa adicional ao envio de livros novos pelo correio, para fazer frente a grandes distribuidoras, como a Amazon, e incentivar os leitores a irem às livrarias.
hh/jz/meb/jc/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.