Chefes de Defesa de EUA e China se falam pela 1ª vez em 18 meses
WASHINGTON, 16 ABR (ANSA) - O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e seu homólogo chinês, Dong Jun, se falaram por videoconferência, nesta terça-feira (16), no primeiro contato entre as partes em quase 18 meses.
Este é o mais recente esforço para aliviar as tensões entre os militares desde que o presidente dos EUA, Joe Biden, realizou uma cúpula com o líder chinês, Xi Jinping, no ano passado.
Em nota, o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, afirmou que "os dois funcionários falaram das relações de defesa entre Estados Unidos e a República Popular da China e de temas de segurança regional e global", desde a guerra entre Rússia e Ucrânia até as recentes provocações da Coreia do Norte.
Além disso, destacou que Austin ressaltou a "importância de seguir abrindo linhas de comunicação entre militares" dos EUA e da China, depois das negociações entre as partes nos últimos meses.
Por fim, o secretário americano também destacou a necessidade do "respeito pela liberdade de navegação em alto mar, garantida pelo direito internacional, especialmente no Mar da China Meridional". (ANSA).