Topo
Notícias

Se eleição fosse hoje, Tarcísio seria nosso candidato, diz Ciro Nogueira

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/04/2024 13h02

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é atualmente o principal nome da direita para concorrer à eleição presidencial em 2026, afirmou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em entrevista ao UOL News nesta terça (2).

Se a eleição fosse hoje, nosso candidato seria o Tarcísio, por conta do que está acontecendo em São Paulo e do eleitorado. Conversei com ele logo após a eleição e lhe disse que era um nome fortíssimo para 2026 e que Bolsonaro confia nele.

Tarcísio só não pode cometer dois erros: brigar com Bolsonaro, que foi o que aconteceu com João Doria, e passar a imagem de que São Paulo é um trampolim, como fizeram três governadores que se lançaram como candidatos à presidência no dia seguinte às eleições. São Paulo não pode ser um trampolim, mas um exemplo.

Podem ter certeza de que Tarcísio não será candidato antes de 2026. É uma decisão que cabe a ele. Bolsonaro decidirá quem será nosso candidato por conta de sua força eleitoral. Ciro Nogueira, senador (PP-PI)

Ao citar a pesquisa encomendada pelo PP e que aponta Michelle Bolsonaro empatada com Lula em uma eventual disputa presidencial, Nogueira vê atualmente a ex-primeira-dama com maiores chances de disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal.

Michelle tem feito um trabalho enorme pelo país afora, mas o foco dela, se fosse hoje, seria uma candidatura ao Senado pelo Distrito Federal. Não tenho dúvida quanto a isso.

Michelle tem uma empatia muito grande com o eleitorado. Talvez ela seja uma das principais oradoras do país. É um nome. Existe muito preconceito contra a mulher no Brasil. Quem sabe não está na hora de uma mulher assumir o comando? Se ela for escolhida pelo Bolsonaro, contará com nosso apoio. Ciro Nogueira, senador (PP-PI)

O senador apontou o baixo índice de rejeição de Tarcísio como o principal diferencial do governador de São Paulo em relação a outros possíveis candidatos em potencial da direita.

Temos que preparar alternativas. A pesquisa demonstrou que todos aqueles candidatos que foram colocados têm viabilidade eleitoral. Em qualquer cenário contra um candidato do Bolsonaro, Lula não passa de 44%.

O diferencial do Tarcísio é ter uma rejeição muito menor do que a dos outros candidatos. O eleitorado volúvel se concentra mais em São Paulo, Minas Gerais e no Sul. Por conta do tamanho de São Paulo e da força eleitoral em que Tarcísio se transformou, ele seria um candidato mais viável. Ciro Nogueira, senador (PP-PI)

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Notícias