Lula acusa Bolsonaro de preparar um golpe no país
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro organizou e tentou dar um golpe no país, e que agora tenta "escapar".
"Aquele ato era de um cidadão que sabe que fez caca, que sabe que fez uma burrice, sabe que tentou dar um golpe e que sabe que vai para a Justiça, e que sabe que ele vai ser julgado, e se ele for julgado ele pode ser preso e ele esta tentando escapar", disse Lula em discurso na abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura, enquanto a plateia gritava "sem anistia".
No fim de fevereiro, o ex-presidente encabeçou manifestação em São Paulo, ocasião em que se disse vítima de "abuso da parte de alguns" e pediu anistia a condenados e aos que respondem a inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
"A verdade nua e crua é que esse cidadão preparou um golpe para o país", disse Lula , afirmando que os depoimentos nas investigações ainda em curso deverão revelar o que realmente ocorreu.
"Quando ele ficou trancado dentro de casa várias semanas, que a gente não sabia se ele estava chorado, o que ele estava fazendo, ele estava preparando um golpe. Ele estava tentando imaginar como é que ele ia fazer para não deixar o presidente eleito tomar posse."
Lula fez um paralelo com o crescimento da "direita fascista" em todo o mundo e defendeu que "não dá para deixar para lá" o que chamou de guerra de mentiras e ódio.