Topo
Notícias

Líderes dos parlamentos europeus pedem ao seu homólogo dos EUA que desbloqueie a ajuda à Ucrânia

28/02/2024 11h09

Os presidentes das 23 câmaras parlamentares europeias escreveram na terça-feira ao seu homólogo na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, para lhe pedir que desbloqueie os 60 bilhões de dólares (297 bilhões de reais) em ajuda à Ucrânia. 

A invasão russa "não só pôs em perigo a independência, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, mas também desafia o mundo democrático como um todo e ameaça a segurança de toda a zona europeia e euro-atlântica", escrevem na sua carta conjunta. 

Os responsáveis parlamentares, entre câmaras altas e baixas, representam 19 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Espanha, Estônia, França, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Macedônia do Norte, Moldávia, Países Baixos, Polônia, Portugal e Ucrânia.

A sua carta destaca que os Estados Unidos "demonstraram de forma constante um apoio interpartidário a uma vitória ucraniana" e apela a Johnson para garantir que "a Ucrânia receba os fundos necessários para continuar a sua luta". Kiev enfrenta atualmente uma escassez de munições e armas. 

Mike Johnson, aliado do provável candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a permitir que estes 60 bilhões de dólares adicionais em ajuda fossem votados, apesar da insistência do presidente democrata Joe Biden. 

"A principal prioridade do país é a nossa fronteira [com o México] e garantir que seja segura", disse o líder parlamentar dos EUA.

sac/tjc/mb/aa

© Agence France-Presse

Notícias