Topo
Notícias

Khaled bin Mohamed bin Zayed visita a exposição 'National Art Expressions'

do UOL

28/02/2024 13h25

ABU DHABI, 28 de fevereiro de 2024 (WAM) --O xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi, visitou a segunda exposição 'National Art Expressions', organizada pelo Departamento de Educação e Conhecimento de Abu Dhabi (ADEK, na sigla em inglês). A exposição, aberta ao público, está sendo realizada no Manarat Al Saadiyat até 15 de março de 2024.

Durante a visita, xeique Khaled visitou a exposição, que apresenta uma seleção de mais de mil trabalhos de mais de 1.500 estudantes de Abu Dhabi de escolas públicas e privadas de Abu Dhabi. O príncipe herdeiro enfatizou o papel do evento em apoiar e promover os talentos de jovens artistas dos Emirados, preservando e promovendo o patrimônio cultural dos EAU.

Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan salientou também a importância da organização de eventos culturais e artísticos para ajudar a fortalecer o ecossistema criativo do emirado como pedra angular de uma sociedade e economia prósperas.

A exposição mostra os talentos dos alunos em artes visuais, aplicadas, cênicas, artesanais e folclóricas. Para marcar a abertura do evento, 69 alunos de seis escolas de Abu Dhabi cantaram o hino nacional. Os alunos foram os vencedores do Concurso de Apresentação do Hino Nacional, como parte do programa de Artes Cênicas, que contou com a participação de mais de 200 bandas musicais escolares.

O xeique Khaled bin Mohamed estava acompanhado por Sara Awad Issa Musallam, ministra de Estado da Educação Infantil e presidente do ADEK; Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi; e Saif Saeed Ghobash, secretário-geral do Conselho Executivo de Abu Dhabi.

Para sua edição de 2024, a exposição teve um crescimento significativo, com 198 escolas participando este ano, em comparação com 29 escolas no evento inaugural em 2023. A variedade inclusiva de escolas participantes também aumentou. O número de professores de arte envolvidos subiu de 32 para mais de 200. O número de artistas profissionais envolvidos aumentou de seis para 15 especialistas locais e internacionais.

O ADEK também colaborou com o Louvre Abu Dhabi e o Warehouse 421 para apresentar as obras de arte dos alunos em exposições específicas, refletindo o compromisso da entidade em apoiar e promover os talentos emergentes dos Emirados. Além disso, o Departamento de Municípios e Transportes exibirá as obras de arte dos alunos em murais de escolas e instalações públicas.

O ADEK também confirmou os planos de expandir ainda mais o programa em edições futuras para permitir que alunos e professores se desenvolvam em outros caminhos artísticos por meio de masterclasses experimentais de artistas locais e internacionais.

Notícias