Coliseu pode ser alvo de jihadistas, diz inteligência italiana
ROMA, 28 FEV (ANSA) - Um relatório anual de inteligência da Itália divulgado nesta quarta-feira (28) afirma que o país, por seu simbolismo, é um alvo potencial de jihadistas.
"A Itália se confirmou alvo potencial por sua centralidade no mundo cristão, seu empenho na Coalizão Global anti-Estado Islâmico, e a presença de lugares símbolos da história ocidental, como o Coliseu, que continua a ser considerado, pela retórica da região, um objetivo privilegiado de conquista no coração da Europa 'incrédula'", diz o documento.
Como exemplo, o texto cita o caso do incêndio de um exemplar do Alcorão em Estocolmo, em 28 de junho de 2023.
Após o episódio, veículos de imprensa pró-Estado Islâmico difundiram um pôster que retratava um combatente jihadista, com o rosto distorcido, tendo às suas costas uma representação do Coliseu com a bandeira da Suécia e uma hashtag em árabe que dizia "queimar as cópias do Alcorão e bombardear as mesquitas".
O relatório também manteve um alto nível de atenção aos "foreign fighters" (combatentes estrangeiros) que chegaram a locais de guerra.
Em 2023, aqueles com ligações com a Itália chegaram a 149, dos quais 39 retornaram ao país.
Também foram expulsos 77 indivíduos potencialmente perigosos à segurança nacional, sendo 42 tunisianos, mas também um extremista de direita australiano. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.