Zelensky urge Congresso dos EUA a aprovar nova ajuda à Ucrânia
O presidente Volodimir Zelensky fez um apelo ao Congresso dos Estados Unidos para que aprove ajuda adicional para Kiev, afirmando em uma entrevista transmitida nesta quinta-feira (22) que, se não o fizer, custará vidas ucranianas.
Os legisladores republicanos da Câmara dos Representantes têm bloqueado a aprovação de uma nova ajuda de US$ 60 bilhões (R$ 296,4 bilhões) para a Ucrânia. Zelensky fez o apelo durante uma entrevista à Fox News, o canal favorito dos conservadores americanos.
"A Ucrânia sobreviverá sem o apoio do Congresso? Claro que sim. Mas nem todos nós", disse Zelensky a Bret Baier, da Fox, em uma entrevista perto da linha de frente na Ucrânia.
O líder ucraniano também alertou que o preço de ajudar Kiev agora é muito menor do que o custo potencial de confrontar o presidente russo, Vladimir Putin, mais tarde, se ele tiver sucesso na Ucrânia.
Os Estados Unidos forneceram dezenas de bilhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia e são, de longe, o maior doador de Kiev.
Mas o financiamento existente se esgotou, e os aliados do ex-presidente Donald Trump na Câmara dos Representantes têm bloqueado a nova ajuda.
Trump, o provável candidato republicano nas eleições presidenciais de novembro, se opõe a ajudar Kiev e recentemente usou sua influência para acabar com um projeto de lei de reforma das fronteiras dos Estados Unidos que também teria autorizado ajuda adicional à Ucrânia.
Zelensky declarou no sábado, durante a Conferência de Segurança de Munique, que estava disposto a levar Trump para a linha de frente na Ucrânia, ao mesmo tempo em que afirmava que os responsáveis políticos deveriam ver o que significa uma guerra de verdade.
wd/mlm/atm/nn/am
© Agence France-Presse