Popular e complexa: como é cirurgia feita por Rafa Justus aos 14 anos
A influencer Rafa Justus, 14, filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus, anunciou a seus seguidores do Instagram que passou por uma cirurgia plástica.
Passando para avisar que fiz uma cirurgia de correção de septo e aproveitei para fazer uma rinoplastia, por isso ficarei meio off esses dias.
Rafa Justus
O que é a rinoplastia
Estética e funcional. A rinoplastia é uma cirurgia plástica que esculpe o nariz (ponta ou dorso) e ainda pode melhorar a função das vias aéreas. Desvio de septo e "carne esponjosa" no nariz (alterações que levam à obstrução nasal) podem motivar a indicação da rinoplastia.
Pacientes mulheres e jovens são maioria. Na maioria das rinoplastias, o paciente é do sexo feminino e tem idade entre 19 e 34 anos.
Cirurgia complexa. A rinoplastia é considerada uma das práticas mais complexas da cirurgia plástica, mesmo quando realizada por um médico experiente. A razão para isso é que cada nariz é único, e não existe um padrão que sirva para todos.
Resultado depende de vários fatores. A obtenção de resultados consistentes depende de fatores como variações anatômicas internas, tecidos, cicatrização, entre outros. Especialistas garantem que, quando a cirurgia é bem indicada, as expectativas são realistas e há paciência em respeitar todos os tempos e passos da recuperação, a recompensa é um resultado favorável.
Sobre o procedimento
Cirurgia não é recomendada para pacientes com doenças crônicas (cardiovasculares, obesidade ou diabetes descompensado), além de estados de instabilidade emocional decorrentes de situações da vida, como a morte de um ente querido, ruptura de relacionamentos e até depressão. Enquanto perdurarem esses quadros, a rinoplastia não deve ser realizada.
Contraindicação absoluta. A presença de um distúrbio psiquiátrico, o TDC (Transtorno Dismórfico Corporal), que faz com que a pessoa tenha uma percepção equivocada da própria imagem. Os especialistas afirmam que 5% dos pacientes de cirurgias plásticas podem ter esse perfil.
Riscos do procedimento. Em geral, a maioria das cirurgias não tem complicações. No entanto, as mais comuns podem ser: riscos anestésicos, sangramento, assimétrica, cicatrizes, ruptura de pequenos vasos, infecções, inchaço prolongado e alteração nas vias aéreas.
Pós-operatório. É comum sentir uma sensação de peso, ter inchaço, além de dificuldade respiratória porque as regiões por onde o ar passa foram manipuladas. A boa notícia é que esse mal-estar é transitório. Em 2 ou 3 dias já será possível observar alguma melhora. E passada 1 semana —quando haverá a retirada dos pontos— o bem-estar geral será notório.
*Com informações de reportagem publicada em 19/10/2021
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.