'Não há solução única' para o fornecimento de energia, diz representante da Opep na COP28
Não existe um caminho único para alcançar um fornecimento de energia sustentável no futuro, declarou neste sábado (9) o representante do secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na COP28.
"Não existe uma solução única ou um caminho único para alcançar o fornecimento sustentável de energia no futuro", declarou o diretor de pesquisa da Opep, Al Qahtani, em nome do secretário-geral Haitham Al Ghais, na plenária de ministros presentes na COP28, em Dubai.
"Precisamos de políticas realistas para reduzir as emissões, que permitam o crescimento econômico, que ajudem a erradicar a pobreza e a aumentar a resiliência ao mesmo tempo", acrescentou.
O Acordo de Paris de 2015 para combater a mudança climática "concentra-se na redução das emissões, em vez de escolher fontes de energia", lembrou o representante da organização.
Al Ghais causou polêmica esta semana ao enviar uma carta aos seus 13 países membros e aos seus doze aliados para defender os combustíveis fósseis em Dubai.
O apelo do secretário-geral da Opep provocou fortes críticas na conferência do clima, na qual muitos países querem dar um passo adiante e anunciar oficialmente que o mundo deve encerrar a era do petróleo, do gás e do carvão.
jz/an/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.