Azerbaijão alcançou 'consenso' para sediar a COP29 em 2024, segundo ministro
O ministro da Ecologia do Azerbaijão, Mukhtar Babayev, anunciou neste sábado (9) em Dubai que o seu país chegou a um consenso para sediar a 29ª conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática no próximo ano.
"Tenho o prazer de anunciar que existe um consenso geral sobre a candidatura do Azerbaijão para acolher a COP29", disse Mukhtar Babayev em uma sessão plenária ministerial na COP28.
"Estamos muito gratos pelo apoio de todos os países, especialmente os do Grupo da Europa do Leste e do anfitrião, os Emirados Árabes Unidos", acrescentou.
"Estamos empenhados em trabalhar de forma inclusiva e colaborativa com todos, para tornar a COP29 um sucesso", acrescentou.
A designação do país anfitrião da COP29 estava bloqueada há meses pela posição da Rússia, que mantinha objeções à realização da conferência na Bulgária, país membro da União Europeia.
Duas outras candidaturas, a do Azerbaijão e a da Armênia, se anulavam mutuamente devido à hostilidade entre estes dois países vizinhos.
Ambos os países do Cáucaso, que ainda registam regularmente incidentes armados na fronteira, emitiram uma declaração conjunta na quinta-feira na qual anunciaram que a Armênia estava retirando a sua candidatura à COP29 e que apoia a do Azerbaijão.
A Conferência das Partes da ONU (COP) é organizada todo ano em um bloco diferente de países: neste ano, a Ásia designou os Emirados Árabes Unidos, e no próximo é a vez do leste europeu, que para este formato inclui a região do Cáucaso.
A designação do Azerbaijão ainda deve ser ratificada por todos os países na COP28, que termina na terça-feira.
jz-ico/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.