Parlamento da Ucrânia aprova projetos de lei vistos como chave para negociações com UE
(Reuters) - O Parlamento ucraniano aprovou nesta sexta-feira quatro projetos de lei necessários para começar negociações de entrada na União Europeia (UE), incluindo um sobre direitos nacionais de minorias, uma exigência crítica da Hungria, que se opõe à candidatura da Ucrânia ao bloco.
O site do parlamento confirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, sancionou todos os projetos. Ele os descreveu como um passo chave para a candidatura da Ucrânia ao bloco com 27 membros.
Uma cúpula da UE na próxima semana avaliará se inicia negociações com a Ucrânia, e com a Moldávia, outra ex-república soviética.
Líderes da UE precisam aprovar unanimemente a medida. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, diz que é contra o início das conversas, como foi recomendado pela Comissão Europeia.
"Esperamos que os esforços da Ucrânia serão devidamente apreciados pelos líderes da União Europeia e que as promessas europeias correspondentes à Ucrânia sejam cumpridas", disse Zelenskiy, em seu discurso noturno por vídeo.
Budapeste entrou em conflito com Kiev pelo que diz serem restrições aos direitos de pessoas com etnia húngara no oeste da Ucrânia, especialmente em relação à educação.
(Reportagem de Yuliia Dysa e Ron Popeski)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.