Topo
Notícias

Pai apela por libertação de diplomata da UE de prisão no Irã

08/12/2023 11h45

ROMA, 8 DEZ (ANSA) - O pai do cidadão sueco Johan Floderus, diplomata da União Europeia preso há 600 dias na prisão de Evin, em Teerã, fez um apelo nesta sexta-feira (8) pela libertação de seu filho.   

Em entrevista ao jornal "The Guardian", Matts Floderus contou que o diplomata de 33 anos está vivendo um "inferno" e divide uma cela sem cama, além de dormir sob iluminação 24 horas por dia.   

Matts detalhou ainda que o filho não teve acesso a telefonemas, livros e remédios. Por enquanto, a família de Johan aguarda uma próxima audiência na qual serão conhecidas as acusações que o Irã apresentará contra o sueco.   

Radicado em Bruxelas, Johan era membro do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) e foi preso em Teerã em abril de 2022, durante suas férias no território iraniano. Cerca de três meses depois, o Irã chegou a anunciar que um sueco havia sido detido sob acusação de espionagem, mas não o identificou.   

Em setembro, o alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, confirmou sua identidade e disse que levaria a questão para ser discutida em todos os fóruns internacionais e não desistiria até conseguir libertar o diplomata. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias