Ainda em recuperação, papa Francisco lê oração sem ajuda em janela no Vaticano
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco estava bem o suficiente nesta sexta-feira para ler a oração de Angelus de uma janela do Vaticano com vista para a Praça de São Pedro, falando sem ajuda pela primeira vez desde que sofreu uma inflamação pulmonar aguda há duas semanas.
O pontífice, que completa 87 anos neste mês, tem pedido que seus assessores o ajudem a ler suas orações e mensagens nas últimas semanas e, na semana passada, cancelou uma viagem planejada para a conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) COP28, em Dubai, por ordem médica, após uma gripe e um problema pulmonar associado.
Marcando a festa católica da Imaculada Conceição, o papa apareceu na janela do Palácio Apostólico vestindo um sobretudo branco longo. Ele permaneceu de pé durante a breve oração de Angelus, recitada aos domingos e em todas as festas sagradas. Ele também sorriu e acenou para saudar a multidão na praça.
"Peço a todos os fiéis que rezem pela paz na Ucrânia, na Palestina e em Israel e em todas as terras feridas pela guerra. Pedimos paz, que os corações sejam pacificados", disse ele.
"Deve haver paz", acrescentou.
Ele pareceu tossir brevemente em um momento e não fez nenhuma referência à sua saúde durante a aparição.
O papa havia dito na quarta-feira que estava se sentindo muito melhor, embora tenha acrescentado que sua voz ainda estava fraca. Uma parte de seus pulmões foi removida quando Francisco era jovem na Argentina.
Mais tarde, nesta sexta-feira, o papa deve visitar a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e também rezar e colocar flores na base de uma estátua de Nossa Senhora no centro da cidade.
(Por Giulia Segreti)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.