EUA citam falta de verba para financiar guerra na Ucrânia: 'Não há pote mágico'
A diretora de orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, alertou em uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Johnson, e a outros líderes do Congresso hoje que os Estados Unidos estão ficando sem tempo e sem dinheiro para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia no conflito entre os dois países.
Em outubro, o governo do presidente Joe Biden solicitou ao Congresso cerca de 106 bilhões de dólares para financiar planos ambiciosos para Ucrânia, Israel e a segurança da fronteira dos EUA.
Os republicanos controlam a Câmara dos Deputados com uma pequena maioria, e o financiamento para a Ucrânia tem se tornado um tema politicamente controverso para alguns parlamentares mais à direita.
Young disse em uma carta divulgada pela Casa Branca que cortar o financiamento e o fluxo de armas para a Ucrânia aumentaria a probabilidade de vitórias russas.
"Quero deixar claro: sem a ação do Congresso, até o final do ano ficaremos sem recursos para adquirir mais armas e equipamentos para a Ucrânia e para fornecer equipamentos dos estoques militares dos EUA", escreveu ela. "Não existe um pote mágico de financiamento disponível para atender a esse momento. Estamos sem dinheiro - e quase sem tempo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.