Topo
Notícias

Conteúdo publicado há
2 meses

EUA citam falta de verba para financiar guerra na Ucrânia: 'Não há pote mágico'

10.set.2023 - Bombardeio da Rússia na região de Donestk, na Ucrânia - ALEXANDER ERMOCHENKO/REUTERS
10.set.2023 - Bombardeio da Rússia na região de Donestk, na Ucrânia Imagem: ALEXANDER ERMOCHENKO/REUTERS

Jeff Mason;

Reuters, Washington

04/12/2023 09h21

A diretora de orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, alertou em uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Johnson, e a outros líderes do Congresso hoje que os Estados Unidos estão ficando sem tempo e sem dinheiro para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia no conflito entre os dois países.

Em outubro, o governo do presidente Joe Biden solicitou ao Congresso cerca de 106 bilhões de dólares para financiar planos ambiciosos para Ucrânia, Israel e a segurança da fronteira dos EUA.

Os republicanos controlam a Câmara dos Deputados com uma pequena maioria, e o financiamento para a Ucrânia tem se tornado um tema politicamente controverso para alguns parlamentares mais à direita.

Young disse em uma carta divulgada pela Casa Branca que cortar o financiamento e o fluxo de armas para a Ucrânia aumentaria a probabilidade de vitórias russas.

"Quero deixar claro: sem a ação do Congresso, até o final do ano ficaremos sem recursos para adquirir mais armas e equipamentos para a Ucrânia e para fornecer equipamentos dos estoques militares dos EUA", escreveu ela. "Não existe um pote mágico de financiamento disponível para atender a esse momento. Estamos sem dinheiro - e quase sem tempo."

Notícias