Topo
Notícias

Presidente do Fed sinaliza que é 'prematuro' especular cortes nas taxas

01/12/2023 13h52

Ainda é "prematuro" especular cortes nas taxas de juros por parte do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano), apesar dos avanços recentes em matéria de inflação, disse o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, nesta sexta-feira (1º).

O Fed mantém suas taxas nos níveis mais altos em 22 anos, como forma de encarecer o crédito para frear o consumo e o investimento, e assim moderar a pressão sobre os preços. E os dados dessa semana, com uma inflação em termos anuais que cedeu aos 3%, são alentadores. O Fed tem como objetivo uma taxa de 2% de inflação anual. 

Nesta sexta-feira, Powell disse que o organismo continuará lutando contra esse flagelo até alcançar sua meta, apesar da atual política "restritiva" adotada pela instituição. 

"Seria prematuro concluir com certeza que alcançamos um nível suficientemente restritivo, ou especular sobre quando a política (monetária) se flexibilizará", disse Powell em uma conferência em Atlanta. 

"Estamos para ajustar ainda mais a política (monetária) se for apropriado fazer isso", reiterou. 

Os operadores no mercado futuro apostam em uma probabilidade de quase 98% de que o Fed irá manter suas taxas básicas de juros pela terceira reunião consecutiva em seu encontro nos dias 12 e 13 de dezembro, segundo dados coletados pela empresa especializada CME Group. 

da/sms/mr/db/dd 

© Agence France-Presse

Notícias