Investigação do UOL sobre farmácias vence prêmio IREE de Jornalismo
![Reportagens revelaram que até 15 anos de dados de clientes são armazenados e monetizados por farmácias - UOL](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/43/2023/11/28/capa-uol-prime-o-que-a-farmacia-sabe-sobre-mim-1701201923935_v2_900x506.png)
Reportagem do núcleo investigativo do UOL sobre a coleta e comercialização de dados dos consumidores pelas farmácias venceu o prêmio IREE de Jornalismo na categoria Economia e Negócios.
O que aconteceu
Em setembro, o UOL Prime publicou as reportagens "O que a farmácia sabe sobre mim?" e "Você dá o CPF, mas os descontos são reais?", de autoria da repórter Amanda Rossi, sobre a coleta e o uso de dados pessoais dos consumidores pelas farmácias.
A investigação mostra que as farmácias armazenam até 15 anos de dados de compras de medicamentos de 48 milhões de pessoas — uma de cada cinco da população brasileira.
Revela também que a maior rede de farmácias do país, a RaiaDrogasil, criou uma empresa para monetizar os dados dos clientes. Anunciantes selecionam os consumidores que querem atingir. Quem toma antidepressivo, por exemplo. A propaganda é então direcionada a essas pessoas nas redes sociais e no YouTube.
Os dados são obtidos por meio da pergunta mais ouvida nas farmácias do Brasil: qual seu CPF? A promessa é que, com o CPF, o preço pode cair até 70%.
Mas os descontos são fictícios. Análise do preço dos medicamentos em compras públicas demonstra que o preço cheio é enganoso.
A losartana, remédio mais consumido no Brasil, usada para controlar pressão, custava R$ 24,39 sem o CPF nas quatro maiores redes de farmácia do país, em agosto deste ano. Com o CPF, o preço caía para até R$ 7,81. Já uma prefeitura do interior da Paraíba pagou R$ 4.
Sobre o Prêmio IREE
O prêmio IREE de Jornalismo reconhece os principais trabalhos jornalísticos do país nas editorias de política e economia.
É concedido pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa, que tem como missão contribuir com o aperfeiçoamento das interações entre os setores público e privado e com o aprimoramento institucional do país.
Este ano, o prêmio principal do IREE foi concedido para Adriana Fernandes e André Borges, que revelaram as tentativas do ex-presidente Jair Bolsonaro de recuperar um conjunto de joias presenteadas pela Arábia Saudita. As reportagens foram publicadas no jornal O Estado de S.Paulo.
Na categoria de política, foi vencedora a série de reportagens "Política da Seca", assinada pelos repórteres Artur Rodrigues, Cristiano Martins, Flávio Ferreira e João Pedro Pitombo.
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