Topo

Conheça os candidatos ao governo de Minas Gerais nas Eleições 2022

Candidatos ao governo de Minas Gerais participam de debate na Band Imagem: Divulgação/Band

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

17/08/2022 04h00

Dez candidatos apresentaram nomes para concorrer ao governo de Minas Gerais nas eleições 2022. O primeiro turno acontecerá em 2 de outubro —enquanto o segundo, se necessário, está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

Nos últimos 20 anos, PT e PSDB foram os grandes protagonistas das eleições estaduais de Minas. Mas, ao que tudo indica, esse cenário deve mudar em 2022 —apenas o PSDB lançou pré-candidatura própria.

O prazo para pedido de registro da candidatura terminou em 15 de agosto.

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais (em ordem alfabética):

Alexandre Kalil (PSD)

É a primeira vez que Alexandre Kalil disputa o governo de Minas Gerais. Ele foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 com 52,98% dos votos e derrotou o candidato João Leite no segundo turno. Em 2020, foi reeleito ainda no primeiro turno, com 63,36% dos votos.

Alexandre Kalil, do PSD Imagem: Reprodução/Youtube TVC

Após negociação, Kalil fechou apoio a Lula nesta campanha —e definiu André Quintão, do PT, como vice. Em entrevista à Folha/UOL, Kalil chegou a dizer inclusive que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) é bem-vinda em sua campanha. Ela foi candidata ao Senado por Minas Gerais em 2018.

Empresário, Kalil comanda a Erkal Engenharia, com atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi presidente do Clube Atlético Mineiro entre 2008 e 2014. Seu pai, Elias Kalil (1930-1993) ocupou o mesmo cargo.

Cabo Paulo Tristão (PMB)

Cabo Tristão (PMB) Imagem: Reprodução/ Instagram

O PMB confirmou o cabo Paulo Tristão como candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de outubro. Ele nasceu em Juiz de Fora (MG), é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública.

Rompido com o bolsonarismo, Tristão acompanhava o então candidao Jair Bolsonaro (PL) como apoiador quando o então candidato foi esfaqueado em Juiz de Fora, em setembro de 2018.

O vice na mesma chapa é Antonio Otavio (PMB).

Carlos Viana (PL)

Carlos Viana (PL-MG) Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Carlos Viana aproveitou a janela partidária para mudar do MDB —partido ao qual se filiou em dezembro do ano passado— para integrar o PL. Ele conta com o apoio do presidente da República, que também se transferiu para o mesmo partido.

Viana defendeu o presidente Jair Bolsonaro durante a sabatina UOL/Folha, criticou as urnas eletrônicas e negou qualquer ameaça golpista no país.

Ele foi eleito senador pelo PHS em 2018 e exerce seu primeiro mandato no Senado. É jornalista e tem 59 anos. O candidato a vice é Coronel Wanderley (PL).

Indira Xavier (UP)

Indira Xavier (dir.), da UP, candidata ao governo de Minas Gerais Imagem: Reprodução/ Instagram

O partido UP confirmou a candidatura de Indira Xavier ao governo de Minas Gerais nas eleições de outubro. A candidata a vice-governadora é Edna Gonçalves (UP).

Indira é de Macéio (AL), onde começou a militância no movimento estudantil. Desde lá, é ativista dos direitos humanos, atuando na defesa dos direitos à educação e em pautas do direito à cidade e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, atua na coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins.

Lorene Figueiredo (Psol)

Lorene Figueiredo, candidata ao governo de Minas pelo Psol Imagem: Paula Duarte/PSOL

A professora Lorene Figueiredo foi anunciada como candidata do Psol ao governo de Minas Gerais. Lorene é presidente municipal do Psol em Juiz de Fora. Na vaga de vice-governadora, está Ana Azevedo (Psol).

Na sabatina UOL/Folha, Lorene prometeu trabalhar na regulamentação da mineração em Minas Gerais e fez duras críticas aos adversários Kalil e Zema.

Formada em história, tem especialização nas áreas de educação e políticas públicas. Trabalha como professora desde 1985 e, atualmente, leciona na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Lourdes Francisco (PCO)

Lourdes Francisco (PCO), candidata ao governo de MG Imagem: Reprodução/ Youtube

O PCO oficializou o nome de Lourdes Francisco da Costa como candidata ao governo de Minas Gerais. O vice da chapa será Sebastião Pessoa (PCO).

Lourdes Francisco da Costa é filha de agricultores, professora aposentada e artesã. Foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens. Sebastião Pessoa é trabalhador autônomo e mora em Minas Novas.

Marcus Pestana (PSDB)

Marcus Pestana (PSDB) durante sabatina UOL/Folha Imagem: UOL

O PSDB decidiu lançar candidato próprio ao governo mineiro, rompendo o acordo eleitoral de apoiar o governador Romeu Zema. Ligado ao deputado Aécio Neves, o ex-deputado Marcus Pestana representa os tucanos na eleição estadual.

Na sabatina UOL/Folha, Pestana fez críticas a Zema e Kalil no cenário mineiro —e também a Bolsonaro e Lula. Segundo ele, a motivação para a sua candidatura é a busca pelo fim da polarização política no estado.

Economista, foi deputado federal e estadual e presidente do PSDB de Minas Gerais. Também foi secretário estadual da Saúde e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O candidato a vice, na mesma chapa, é Paulo Brandt (PSDB).

Renata Regina (PCB)

Renata Regina, candidata ao governo de Minas Gerais pelo PCB Imagem: Divulgação

O PCB confirmou a candidatura da doula Renata Regina para o governo de Minas Gerais —na mesma chapa, ainda está Tuani Guimarães (PCB) como vice.

Na sabatina UOL/Folha, ela afirmou ser a única proposta de esquerda no estado e disse desaprovar o apoio de outros partidos à candidatura de Kalil.

Renata é fotógrafa e doula, atua pela humanização do parto e do nascimento, tem longa trajetória nas lutas da juventude, do movimento feminista e dos movimentos populares. Tuani é socióloga, professora e arquiteta.

Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema, candidato a reeleição para o governo de Minas Gerais Imagem: Reprodução/YouTube

Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é candidato à reeleição. Mateus Simões (Novo) será candidato a vice.

Zema foi eleito governador em 2018, quando concorreu ao pleito também filiado ao Partido Novo. Venceu no segundo turno, com 71,8% do total de votos, derrotando o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB).

Empresário formado em Administração de Empresas, Zema começou a trabalhar aos 11 anos e já atuou como cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente.

Vanessa Portugal (PSTU)

Vanessa Portugal, candidata ao governo de MG pelo PSTU Imagem: Divulgação

A professora Vanessa Portugal confirmou que será a candidata do PSTU na disputa ao governo estadual. Ela já é uma figura frequente nas eleições mineiras desde o início dos anos 2000 —agora, concorre à vaga no Palácio Tiradentes pela terceira vez. Jordano Carvalho (PSTU), conhecido como Jordano Metalúrgico, completa a chapa como candidato a vice.

Vanessa é professora da rede municipal de Belo Horizonte e militante do Polo Socialista. Já disputou eleições para vários cargos no Executivo e também no Legislativo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça os candidatos ao governo de Minas Gerais nas Eleições 2022 - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias