Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Magnotta: 'Pelosi fez escolha arriscada e que dividiu opiniões nos EUA'

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/08/2022 14h57

A colunista do UOL Fernanda Magnotta falou hoje sobre a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan. Diante da reação da China, que se enfureceu com a visita, Magnotta classificou a escolha de Pelosi como "arriscada".

"É uma visita muito delicada, foi uma escolha arriscada da Nancy Pelosi, inclusive que dividiu opiniões nos Estados Unidos. O presidente Joe Biden disse publicamente que achava essa visita desnecessária e o próprio Pentágono há algumas semanas afirmou que seria uma visita que poderia trazer riscos à segurança e geopolítica regional em uma região já bastante delicada", disse durante participação no UOL News.

Ela também destacou que a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos a Taiwan acaba colocando em risco toda a estabilidade da região, podendo culminar em um enfrentamento de grandes forças.

"Se por um lado Pelosi insiste na visita como uma forma de demonstrar força externa, por outro coloca em risco a estabilidade dessa região porque fica à mercê de qualquer tipo de erro de cálculo. A diplomacia americana tem usado insistentemente essa expressão porque diante de uma circunstância como essa, qualquer mínimo movimento pode ser interpretado de uma maneira equivocada e isso pode elevar as tensões culminando em um enfrentamento".

Ainda durante participação no UOL News, Magnotta também resgatou um histórico de enfrentamento em relação à China por parte de Nancy Pelosi.

"Nos anos 90 ela protagonizou uma polêmica envolvendo um ato na Praça da Paz Celestial (na China) e foi muito criticada na época. Depois disso sempre tem sido entusiasta das sanções contra a China. Foi contra a realização das Olimpíadas em Pequim e apoiou o boicote americano de Biden nas Olimpíadas de inverno. Tem sido vocal crítica da aliança Sino-Russa, então tudo isso vem na esteira de um passado que já é bastante conturbado", finalizou.

Veja a cobertura completa, análises de Magnotta e notícias do dia no UOL News:

Notícias