Topo

Marca chinesa se inspira em Tesla para desenvolver carro anti-coronavírus

Geely Preface Imagem: GREG BAKER/AFP

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/04/2020 04h00

A chinesa Geely anunciou que irá investir US$ 53 milhões (aproximadamente R$ 279 milhões) para desenvolver carros que internamente purifiquem o ar e filtrem vírus. O foco da montadora é "promover a luta contra o coronavírus".

De acordo com a fabricante, os "carros mais saudáveis" seriam diferentes dos "veículos médicos especializados, pois os produtos da Geely são feitos para consumidores comuns". Para isso, a marca quer analisar sistemas de tratamento de ar, assim como materiais antibacterianos de onde atua ao redor do mundo - EUA, Europa e a própria China.

An Conghui, presidente e CEO do Geely Auto Group, disse: "a prevenção de epidemias é um trabalho que exige um esforço de longo prazo de uma sociedade em geral. Como o meio de transporte mais comum, os consumidores passam um tempo considerável em seus carros - que podemos considerar uma 'segunda casa'".

Imediatamente, a referência que se tem disso no passado é o modo de "defesa contra armas biológicas" da Tesla, trazido pela primeira vez no Model X em 2016. O sistema consiste em um filtro de ar de alta eficiência, que a montadora diz ser "100 vezes mais eficaz que os filtros automotivos premium", removendo 99,97% de materiais particulados finos e poluentes do ar.

O filtro foi testado colocando o Model X em uma bolha de ar "contaminada com níveis extremos de poluição". A Tesla diz que o teste mostrou que o ar dentro do carro se limpou em minutos, com os poluentes não podendo ser detectados.

No entanto, no caso do Tesla "0,3 micrômetros não retém um vírus. O sistema pode reter a maioria das bactérias, mas não retém vírus. Então, se você acreditar que todos os agentes bioterroristas são bactérias, obterá um incremento de proteção", disse Michael J. Buchmeier, diretor adjunto do Centro Regional para Biodefesa e Doenças Emergentes da Universidade da Califórnia.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marca chinesa se inspira em Tesla para desenvolver carro anti-coronavírus - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias