Topo

Ucrânia expressou preocupação com retenção da ajuda dos EUA em julho

20/11/2019 22h12

Washington, 21 Nov 2019 (AFP) - A Ucrânia manifestou preocupação com a retenção da ajuda americana em julho, antes do que se sabia até agora, o que significa que Kiev estava ciente do congelamento no momento de uma polêmica ligação telefônica com o presidente Donald Trump, disse uma autoridade do Pentágono nesta quarta-feira.

Laura Cooper, a autoridade do Pentágono responsável pelo país, testemunhou ao Congresso que a Ucrânia contatou em 25 de julho, no mesmo dia em que Trump falou com seu homólogo Volodymyr Zelensky em uma ligação que desencadeou uma investigação de impeachment.

Relacionadas

Sob juramento perante o Comitê de Inteligência da Câmara, Cooper disse que recebeu e-mails em 25 de julho dizendo que a embaixada ucraniana em Washington e o Comitê de Relações Exteriores da Câmara estavam perguntando sobre a assistência.

"Eu diria que, especificamente, a equipe da embaixada ucraniana perguntou: 'O que está acontecendo com a assistência de segurança ucraniana?'", disse Cooper.

Perguntada pelo representante Adam Schiff se os ucranianos estavam "preocupados", Cooper respondeu: "Sim, senhor".

Trump é acusado de reter ajuda indevidamente e de propiciar uma cúpula com Zelensky enquanto pressionava a Ucrânia para iniciar uma investigação sobre seu adversário Joe Biden.

Trump no telefonema pediu a Zelensky "um favor". Os defensores de Trump argumentaram, em parte, que seu esforço não foi impróprio, pois a Ucrânia não sabia sobre a retenção da ajuda.

Kurt Volker, o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, disse que não estava ciente do congelamento da ajuda até o Politico publicar um artigo, no final de agosto.

Cooper disse que sua equipe recebeu os emails em 25 de julho e que ela não havia sido informada pessoalmente sobre eles até que fez uma pesquisa em preparação para sua aparição no congresso.

sct/ec/db

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ucrânia expressou preocupação com retenção da ajuda dos EUA em julho - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias