Topo

Aneel rejeita revisão tarifária no PI, RO e AC; ações da Equatorial e Energisa caem

15/10/2019 16h25

SÃO PAULO (Reuters) - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) rejeitou em reunião nesta terça-feira pedidos das distribuidoras de energia Equatorial Piauí, do grupo Equatorial, e Energisa Rondônia e Acre, da Energisa, para reajuste extraordinário das tarifas cobradas junto aos consumidores.

As concessionárias pertenciam ao grupo estatal Eletrobras e foram privatizadas ao longo de 2018, com previsão à época de que as empresas que adquirissem as concessionárias poderiam no futuro pleitear reajuste extraordinário junto ao órgão regulador.

Relacionadas

Mas laudos entregues pelas distribuidoras para pleitear as tarifas "apresentaram inconsistências e não atenderam a qualidade e o prazo requeridos pela legislação do setor e regulamentos da agência", segundo a Aneel, que acrescentou que os prazos para aplicação do reajuste extraordinário ainda em 2019 "estão vencidos".

"Em caso de informações insuficientes, a Aneel não está obrigada a arbitrar valores, sendo o ônus de apresentar as informações de forma adequada inteiramente da concessionária", destacou a diretora da agência Elisa Bastos.

As ações da Equatorial operavam em queda de 5,5% por volta das 16:15 (horário de Brasília), após a decisão da Aneel, enquanto as units da Energisa recuavam 4,8%, contra alta de 0,32% do índice Ibovespa no mesmo momento.

(Por Luciano Costa; edição de Roberto Samora)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aneel rejeita revisão tarifária no PI, RO e AC; ações da Equatorial e Energisa caem - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias