IR 2019: Esperando restituição de Imposto de Renda? Veja se está no 5º lote
Resumo da notícia
- Receita libera, a partir das 9h, a consulta ao quinto lote de restituições do IR 2019
- Ao todo, 2.703.715 contribuintes deverão receber R$ 3,5 bilhões
- É possível checar se teve a declaração liberada pelo site da Receita, telefone 146 ou app Pessoa Física
- Pagamento será feito na próxima terça (15), na conta bancária indicada na declaração
A Receita Federal libera hoje, a partir das 9h, a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2019. O lote também inclui restituições de outros anos que haviam ficado retidas na malha fina e foram corrigidas.
O pagamento do quinto lote será feito na próxima terça (15), na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. Ao todo, 2.703.715 contribuintes deverão receber R$ 3,5 bilhões.
Como checar se a restituição foi liberada?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.
Valor tem correção monetária?
O valor da restituição do IR é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. Os percentuais de correção variam de 3,54% (maio de 2019) a 111,82% (declarações entregues em 2008).
O que fazer se não pagarem?
Caso tenha direito e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Não estou neste lote. Caí na malha fina?
Se sua restituição ainda não foi liberada, não significa necessariamente que você caiu na malha fina. Ainda faltam dois lotes a serem pagos neste ano: um em novembro e outro em dezembro.
Quer saber mais informações e dicas sobre economia e finanças pessoais de um jeito fácil de entender? Siga @uoleconomia no Instagram!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.