Topo

Presidente da CDU é nomeada nova ministra de Defesa da Alemanha

17/07/2019 10h34

Berlim, 17 jul (EFE).- A presidente da União Democrata-Cristã (CDU), Annegret Kramp-Karrenbauer, foi nomeada nesta quarta-feira como nova ministra de Defesa da Alemanha, após a ratificação ontem de sua antecessora, Ursula von der Leyen, como presidente da Comissão Europeia (CE).

Kramp-Karrenbauer foi proposta no Conselho de Ministros no começo da manhã pelos conservadores - que segundo o acordo do governo da grande coalizão controlam a pasta de Defesa - e nomeada pouco depois pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Veja também

A nova ministra afirmou em declarações aos veículos de imprensa que assumia esta nova função "com muito respeito" e prometeu trabalhar "de todo coração" e com todo o "convencimento".

A chegada de Kramp-Karrenbauer à pasta de Defesa, a segunda mulher que ocupa esse cargo na Alemanha, foi decidida em uma conferência telefônica da cúpula da CDU realizada ontem.

A chanceler alemã, Angela Merkel, tinha avançado pouco antes que cobriria "rapidamente" a vaga deixada por Von der Leyen, embora não tenha dado mais pistas sobre a pessoa escolhida.

A nomeação foi qualificada de "surpresa" nos veículos de imprensa locais, pois a política tinha reiterado em várias ocasiões - a última, há duas semanas - que queria se concentrar em suas tarefas no CDU.

Kramp-Karrenbauer foi escolhida presidente do partido no final do ano passado nas primárias convocadas após a decisão de Merkel de deixar a direção da CDU. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente da CDU é nomeada nova ministra de Defesa da Alemanha - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias