Topo

Protesto de "coletes amarelos" em Paris é marcado por confrontos

20/04/2019 13h03

Paris, 20 abr (EFE).- Após um início pacífico na manhã deste sábado em ruas de Paris, o 23º protesto dos chamados "coletes amarelos" contra políticas do presidente da França, Emmanuel Macron, foi marcado por atos de depredação por parte de alguns manifestantes, que, usando máscaras, também entrou em confronto com policiais.

Os atos violentos começaram a acontecer quando os manifestantes se aproximavam da Place de la République, local previsto para o final do protesto. Foi então que um grupo passou a depredar mobiliário urbano, vitrines e incendiar veículos, o que motivou a intervenção de policiais, que responderam lançando gás lacrimogêneo e fazendo disparos de balas de borracha.

Veja também

Vários carros foram destruídos, assim como lixeiras e pontos de ônibus.

O governo francês havia anunciado que enviaria 60 mil agentes das forças de segurança para trabalhar durante os protestos marcados para todo o país, com o objetivo de evitar possíveis atos violentos, que não aconteciam nas manifestações dos "coletes amarelos" desde o último dia 16.

Segundo dados das autoridades, 2 mil manifestantes radicais estariam ativos em Paris. Por meio das redes sociais, foram publicadas mensagens durante a semana pedindo acirramento do protesto, que segundo os organizadores seria um "ultimato" a Macron para que revele o quanto antes as medidas que pretende adotar para atender às reivindicações populares.

O governo bloqueou acessos a algumas avenidas e regiões da capital para impedir que o protesto chegasse a elas, como a avenida Champs-Élysées e o entorno da catedral de Notre-Dame, vítima na última segunda-feira de um devastador incêndio. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Protesto de "coletes amarelos" em Paris é marcado por confrontos - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias