Topo
Notícias

Projeto une quem busca emprego a empresas da periferia de São Paulo

1º.nov.2016 - O Guia de Empregos da Periferia traz vagas para quem quer trabalhar longe do centro - Reprodução/GEP
1º.nov.2016 - O Guia de Empregos da Periferia traz vagas para quem quer trabalhar longe do centro Imagem: Reprodução/GEP

Ronaldo Marques<br>do BOL, em São Paulo

04/11/2016 07h00

Morar afastado do centro de uma grande cidade como São Paulo e se deslocar por duas ou três horas até o trabalho é um desafio diário para muitos. Para ajudar pessoas que procuram fugir dessa jornada, o jornalista Vagner de Alencar e o publicitário Anderson Meneses idealizaram o projeto Guia de Empregos da Periferia, um site que une aqueles que buscam oportunidades a empregadores de regiões afastadas do centro.

No ar desde o início de 2016, a ferramenta é uma vitrine para que empresas da Grande São Paulo anunciem suas vagas e encontrem candidatos próximos de seu local de origem. Pela plataforma, é possível encontrar oportunidades para todos os níveis de formação e com diferentes tipos de salário, além de ofertas para trabalho voluntário.

O serviço é grátis tanto para empregadores, que podem divulgar suas vagas enviando um cadastro disponível no próprio site, quanto para quem busca emprego, que se inscreve preenchendo um formulário ou utilizando o próprio Facebook. 

"Os interessados podem acessar a plataforma por meio de seus computadores ou smartphones e filtrar as vagas de interesse por bairro, escolaridade ou tipo de profissão, enquanto os empregadores têm a possibilidade de indicar e ou cadastrar ofertas de empregos", explica Vagner.

Atualmente, o site conta com quase 18 mil usuários cadastrados e mais de 700 vagas anunciadas em sua plataforma.

E, além de servir como mais uma opção para quem busca um trabalho, o projeto também pretende colaborar com o desenvolvimento econômico da periferia. Para Vagner, que é morador de Paraisópolis, um dos bairros mais carentes de São Paulo, trata-se de uma questão essencial: "Queremos estimular a contratação por parte dos empregadores de candidatos da periferia, fomentando o desenvolvimento da economia colaborativa e local, e contribuindo também para melhorar os níveis da mobilidade urbana na região".

Como esses aspectos estão presentes no atual plano diretor da cidade de São Paulo, o projeto recebeu financiamento do Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas), por meio de um edital promovido pela prefeitura da capital paulista. O projeto também conta com a colaboração da Agência Mural de Jornalismo, um órgão de comunicação criado pelos mesmos fundadores do "Guia de Empregos".

Notícias